top

Portfólio - GPlivre

Visão geral

Data da construção: ~ 06/2006

Gplivre é um site que detém um cadastro de tablaturas Guitar Pro. Estas tablaturas são enviadas por usuários do site, a idéia é fazer uma comunidade de compartilhamento de tablaturas.

Envio de Tablaturas

O envio de tablaturas ocorre por meio da página mostrada acima, nela o usuário escolhe o arquivo a enviar, adiciona um título, um autor, o gênero e outros dados referentes à tablatura.

No script de envio, confere-se o tipo de arquivo e sua extensão, bem como seu tamanho máximo, visando a segurança contra tentativa de se adicionar conteúdo indevido.

Busca

As tablaturas do acervo podem ser buscadas usando como parametros o gênero, nome do autor e o nome da música.

Nos resultados mostra-se também o tipo de arquivo enviado, uma votação, e os dados de cada tablatura (número de instrumentos disponíveis). Nestes resultados também há opção de votar na tablatura e baixar.

Pedido

Muitas vezes acontece de não encontrar-mos a tablatura que desejamos, então criei também uma mural de pedidos, onde quem precisa de uma tablatura específica pode pedir para que quem tiver esta disponibilize!

Convites

Visando aproveitar a velha e boa propaganda boca-a-boca (neste caso email-a-email) existe uma página que disponibiliza a opção de envio de convite para visualização do site através de email.

Nesta página há uma mensagem padrão, que pode ser modificada de acordo com a conveniência, a partir de então, submete-se o convite para visita.

Administração do site

Na parte administrativa do site há apenas uma busca, onde a partir desta posso visualizar as postagens que têm menor pontuação no ranking. A idéia é identificar possíveis desvios de conteúdo ou tablaturas de má qualidade, pra que não fiquem ocupando espaço, no caso de não serem úteis! Estas tablaturas ruins geralmente excluímos...

Este foi o primeiro site dinâmico que construí, atualmente não tenho tempo para dar manutenção neste site, e talvez por isso o nível de visitas dele é bastante restrito. Mas nem por isso deixei de achar interessante a idéia, e ainda tenho planos para uma futura modificação, afim de minimizar drastricamente o tempo e trabalho na hora do cadastramento das tablaturas, pensei em algo que manipulasse os arquivos e seus diretórios diretamente, oferecendo os mesmo dados, e com trabalho manual zero. Mas isso é ainda pro futuro, talvez ainda distante!

Clique aqui para visitar este site.

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu Espirito Livre Diolinux

FRASE DO DIA

spacer

Falamos na nossa própria língua e escrevemos numa língua estrangeira.

Sartre


bottom